Desmistificando o Startupês!

Confira as principais siglas, termos, nomenclaturas, expressões ou terminologias mais utilizados por startups mundo à fora.

a  b  c  d  e  f  g  h  i  j  k  l  m  o  p  r  s  t  u  v  w  x  y  z 

 

#A

ABSTARTUPS
Associação Brasileira de Startups é um órgão privado que monitora, mede, capacita, conecta, promove e propicia eventos para o fomento de inovação e tecnologia para Startups. Construi para o crescimento de todos ecossistemas e hubs voltados as startups em todo o país.

 

ABNT
Associação Brasileira de Normas Técnicas é uma entidade privada e sem fins lucrativos, responsável pela normalização técnica no Brasil, fornecendo insumos ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.

 

ACELERADORA
Como diz o nome, uma aceleradora tem o objetivo de acelerar o crescimento de uma startup. Essas organizações buscam negócios promissores, com o objetivo de ajudar seus idealizadores a consolidarem suas ideias e estabelecerem seus negócios no mercado. Geralmente, a aceleradora torna-se sócia minoritária da startup e ajuda o negócio a ganhar forma e consolidar-se.

 

ADOTANTE
Aquele ou aquela que adota. Por exemplo, quando você apresenta um MVP teste a um cliente e ele testa e gosta da sua solução, diz que ele adotou sua ideia.

ADWARE
São softwares de computador baseados em propaganda. É também um modelo de negócio no qual um software é oferecido gratuitamente (ou a um preço bem reduzido) em troca da exposição publicitária aos usuários. Este modelo foi muito famoso entre softwares desktop na década de 90 e início dos anos 2000, quando a internet começou a ganhar popularidade ao redor do mundo.


ADVISOR
É um consultor com o mais profundo conhecimento em uma área específica e também inclui experiência multidisciplinar e multifuncional. O papel de um advisor é de um conselheiro (um mentor) para determinadas ações.

 

AGRITECHS
Conforme sua nomenclatura do inglês (agriculture + technology), é o uso da tecnologia na agricultura. Em outros termos, é a descrição do setor que define as novas oportunidades de tecnologia, inovação e de produtos que as empresas do agronegócio precisam para crescer sustentáveis.


APORTE
É outra denominação para o investimento ou aplicação feito em uma empresa. Significa subsídio ou contribuição financeira utilizada no meio empresarial à empresas. Comumente escuta-se a afirmação: “aquela empresa recebeu um aporte milionário.

 

ATIVO

É um termo básico utilizado para expressar os bens, valores, créditos, direitos e assemelhados que, num determinado momento, formam o patrimônio de uma pessoa singular ou coletiva e que são avaliados pelos respectivos custos.
 

ASSINATURA
Modelo de receita utilizado por Startups que usam este tipo de cobrança de seus usuários, dependendo do projeto, um valor fixo e recorrente (normalmente mensal), pelo uso do produto ou serviço. É o modelo mais usado (junto com o Freemium) em Startups com um modelo de negócio do tipo SaaS – Software as a service – como o ContaAzul, por exemplo.

 

AUTO-RENEWAL

Caracteriza os contratos que, depois de um prazo determinado, pode ser renovado de forma automática, sem a precisão de uma nova assinatura.