Conheça 12 Laboratórios de Inovação Corporativa do Varejo Mais Relevantes do Mundo


COCA-COLA - CENTRO DE COLABORAÇÃO KOLAB

Os varejistas estão procurando laboratórios e aceleradores para fornecer novas ideias, parcerias e colaborações em alguns dos desafios mais urgentes do setor.

A Coca-Cola cria inovações em alimentos e bebidas em sua sede em Atlanta, mas usa suas instalações KOlab recentemente reveladas para colaborar com clientes de varejo e restaurantes para inovar novas formas de alcançar os clientes. Por exemplo, os clientes podem usar uma “sala de imersão digital” para demonstrar experiências de compra do cliente usando RV. O laboratório pretende ser um espaço onde a Coca-Cola possa construir relacionamentos com seus restaurantes e clientes de varejo para descobrir novas ideias.


Projetos notáveis : a Coca-Cola lançou a Coca-Cola, a primeira bebida sem refrigerante da marca Coca, nos Estados Unidos em janeiro de 2020. A mudança ocorre no momento em que a empresa busca conquistar mais clientes usando a marca Coca na categoria de bebidas energéticas cada vez mais popular.



WALMART - TECNOLOGIA GLOBAL DO WALMART

Fundado: 2011 (Walmart Global Tech), 2017 (Store No. 8), 2019 (Intelligent Retail Lab)

O Walmart formou sua divisão de tecnologia Walmart Labs após a aquisição da empresa de análise de mídia social Kosmix em 2011. Em agosto de 2020, o Walmart Labs foi rebatizado como Walmart Global Tech. O grupo foi criado para ajudar o varejista a se manter competitivo no mundo cada vez mais online e móvel. Seus mais de 15.000 funcionários se concentram no desenvolvimento e aplicação de tecnologias - do aprendizado de máquina à criptografia de dados - que tornarão a experiência de compra no Walmart mais perfeita, tanto online quanto na loja.


Em seu Intelligent Retail Lab, uma loja com sede em Nova York que surgiu da incubadora de tecnologia do Walmart Store No. 8, a empresa se concentra no potencial da IA ​​no varejo. Os especialistas do Walmart exploram os aplicativos de IA em um “ambiente de compras ao vivo”, usando uma variedade de câmeras e sensores que podem gerar dados em tempo real sobre os níveis de estoque e muito mais.


Projetos notáveis: após o lançamento do Mobile Express Returns, em que os itens comprados na loja podiam ser devolvidos online e depois devolvidos pessoalmente usando um código QR, o tempo de transação de devolução na loja caiu 74%.



NIKE - COZINHA DE INOVAÇÃO

Quando a Nike surge com um novo calçado ou peça de tecnologia, isso é figurativamente preparado em sua Cozinha de Inovação. Esta equipe criativa explora tudo, desde sapatos descalços a rastreadores de atividades em um espaço aberto e descontraído que leva ao pensamento livre, à experimentação e à autoexpressão.


The Kitchen orgulha-se da experimentação. É equipado com ferramentas de design especializadas, nas quais os criadores de conceitos trabalham em designs e protótipos à mão.


Projetos notáveis: lançada em julho de 2020, a coleção Space Hippie é a mais sustentável da Nike até o momento: todos os 4 estilos de calçados são fabricados com 90% de materiais reciclados por peso.



UNILEVER - UNILEVER FOUNDRY

A Unilever Foundry liderou mais de 200 pilotos e traçou o perfil de mais de 10.000 startups impulsionando a inovação em áreas de foco, incluindo bem-estar, personalização, marketing digital, sustentabilidade, cadeia de suprimentos e tecnologia empresarial.


Em seus centros de inovação em Cingapura e Dublin, startups, marcas da Unilever e parceiros corporativos podem colaborar e inovar em um ambiente de trabalho compartilhado.


Projetos notáveis: a marca Knorr da Unilever fez parceria com a plataforma de publicidade online Good-Loop para desenvolver anúncios que permitissem aos consumidores, após 15 segundos de visualização, doar 50% do dinheiro publicitário para instituições de caridade.



L'OREAL - INOVAÇÃO ABERTA

A L'Oréal fez parceria com a Station F, Founders Factory e Partech Ventures, entre outras, para “criar uma nova geração de produtos, dispositivos e serviços digitais de beleza inovadores”.


O projeto Open Innovation busca parceria com fontes de dentro e de fora da empresa. As startups selecionadas passam por um processo de integração, recebem orientação e constroem conexões com as marcas da L'Oréal.


Projetos notáveis: Sampler ajuda os varejistas a direcionar os clientes mais valiosos para entregar amostras, coletar dados e melhorar o engajamento. Em 2018, a Sampler lançou campanhas em 5 países com 7 marcas diferentes da L'Oréal.



NESTLÉ - HENRI @ NESTLÉ

Por meio do HENRi, a Nestlé faz parceria com startups em projetos que tocam as linhas de produtos da Nestlé, solicitando propostas e oferecendo financiamento para a startup vencedora ser parceira no projeto.


Projetos Notáveis: O HENRi fez uma convocação de parceiros para ajudá-lo a reconfigurar o papel dos canudos plásticos nas embalagens dos produtos “Prontos para Beber” da Nestlé no Brasil. A proposta vencedora de uma equipe de empresários sediados no Brasil apresenta um canudo dobrado “feito com o mesmo material reciclado da embalagem existente”, reduzindo o impacto ambiental do produto.



STANLEY BLACK & DECKER - CENTROS DE INOVAÇÃO

Stanley Black & Decker tem uma equipe mundial dedicada à inovação que gera mais de 1.000 novos produtos a cada ano. O posicionamento estratégico em centros de inovação em todo o mundo significa que os membros da equipe podem aproveitar “o potencial de recursos internos e externos por meio de relacionamentos colaborativos com empreendedores, instituições acadêmicas, laboratórios de pesquisa e outros”.


Stanley X, “o negócio de inovação” da Stanley Black & Decker, tem escritórios no Vale do Silício, Atlanta e Índia. O grupo desenvolve e investe em startups internas, bem como em parcerias com empresas externas para atender às necessidades dos clientes.


Além dos centros de inovação, Stanley Black & Decker opera um centro de manufatura avançado chamado Manufactory 4.0 com base em Hartford, Connecticut, que se concentra em fábricas inteligentes e iniciativas de aprimoramento da força de trabalho.


Projetos notáveis: Em julho de 2020, Stanley X anunciou uma parceria com a DeepHow, uma solução de treinamento de força de trabalho movida a IA. A plataforma da empresa será usada nos programas de qualificação da Stanley Black & Decker para melhorar a transferência de conhecimento e a eficiência do treinamento.



ADIDAS - FAZENDA DE CRIADORES NO BROOKLYN

Dentro da Fazenda de Criadores do Brooklyn da Adidas, o foco é “criar cultura”, enquanto se trabalha em projetos que geralmente demoram 2 a 4 anos. Aqui, os designers são incentivados a buscar inspiração para o futuro do calçado, da moda, da tecnologia e da cultura. Eles fazem isso estimulando a colaboração e apoiando os esforços de design em todos os estágios, desde a idealização até a criação.


A fazenda em si é dividida em 2 áreas, uma focada no design enquanto a outra, o Brooklyn MakerLab, tem todas as ferramentas necessárias para trazer designs de um storyboard para a vida real.


Projetos Notáveis: O Adidas Futurecraft 4D é um dos primeiros tênis lançados na Fazenda. Ele apresenta uma sola impressa em 3D feita de um material patenteado que a Adidas espera transformar os métodos de fabricação de tênis.



MICROSOFT AND XNFINITY - XNFY LAB

A gigante da tecnologia Microsoft e a incubadora XnFinity, sediada no Peru, se uniram para lançar um laboratório de inovação no varejo, denominado laboratório XNFY. O laboratório tem como objetivo fornecer “inovação como serviço”, assumindo processos como P&D e prospecção de startups para fornecer aos varejistas as soluções que mais os beneficiarão.


Projetos notáveis: o XNFY Lab desenvolveu o PaperVault, uma plataforma de recibos digitais inteligentes, que visa reduzir o uso de papel e produzir insights em tempo real para que os varejistas possam interagir melhor com seus clientes.



DUPONT - CENTROS DE INOVAÇÃO DUPONT

A DuPont tem vários centros de inovação nos Estados Unidos, Japão, Brasil, Rússia e mais, formando uma rede de mais de 9.000 cientistas e engenheiros. Seu centro do Vale do Silício explora aplicações em produtos eletrônicos de consumo, veículos autônomos, tecnologia 5G e muito mais. Os clientes da DuPont trabalham com esses especialistas internos para explorar inovações e desenvolver soluções para os desafios que enfrentam.


Projetos notáveis: A DuPont desenvolveu roupas de inverno inteligentes que podem manter os usuários aquecidos sem a necessidade de fios grossos ou sistemas de aquecimento dentro da jaqueta.



PEPSICO - DESIGN E INOVAÇÃO

O Centro de Design e Inovação da PepsiCo em Nova York considera “alquimistas, mixologistas, nutricionistas, caçadores de tendências, futuristas, tecnólogos, artistas culinários e todos os tipos de influenciadores culturais” como potenciais parceiros e colaboradores em inovação. Com forte foco no design, a marca busca atingir mais pessoas e tornar seus produtos mais acessíveis em todo o mundo.


Projetos notáveis: Pepsi Spire foi criada fora do laboratório de Design e inovação. É um distribuidor inteligente de bebidas que possui até 1.000 combinações de bebidas. Os consumidores podem ser seus próprios mixologistas enquanto a máquina coleta dados sobre suas preferências.




COLGATE PALMOLIVE - LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO COLGATE


Em fevereiro de 2020, a Colgate-Palmolive anunciou o desenvolvimento do Laboratório de Inovação da Colgate, que será incorporado ao recém-criado Penn Dental Medicine Care Center for People with Disabilities. Os especialistas da Colgate trabalharão com os alunos, professores e pesquisadores da Penn Dental Medicine para desenvolver novos produtos odontológicos para pacientes com deficiência.


Além disso, o Centro de Tecnologia Colgate em Nova Jersey concentra-se na pesquisa inicial e no desenvolvimento de produtos odontológicos.


Projetos notáveis: A Colgate-Palmolive desenvolveu um creme dental anti-cárie com uma tecnologia de “neutralizador de ácido de açúcar” que ajuda o flúor a funcionar de maneira mais eficaz.



Fonte: CB Insights

Este site é um canal de comunicação, pesquisa, apoio, fomento e desenvolvimento para empreendedores que buscam iniciar ou impulsionar sua(s) solução(ões) mirabolantes ao mercado.

2018-2021 © Startup Experience Brasil® v3.0110

Feito com muito & Fortaleza/CE