- Sandro Mesquita
OVERCLOCKING DO ARDUINO COM NITROGÊNIO LÍQUIDO
O funcionamento em 65Mhz começa às 07:12
Arduino borbulhando sob nitrogênio líquido 9:00
Falha inicial do visor devido a falha do regulador linear às 2:52
Overclocking do Arduino com resfriamento com nitrogênio líquido (-196 ° C). A frequência máxima estável é 65.3Mhz na tensão de alimentação 7.5-8V. Tensões mais altas ou mais baixas são instáveis neste relógio. A estabilidade foi testada pelo meu teste de estresse personalizado por mais de 1 hora. Durante este teste de overclock, 3 litros de nitrogênio líquido foram consumidos. Em frequências superiores a 65,3Mhz, falhou no teste de leitura / gravação SRAM.
Havia vários problemas de hardware com o Arduino em temperaturas criogênicas: os capacitores perdiam a maior parte de sua capacitância, a detecção de escurecimento estava disparada, o regulador linear de 3,3V para o suprimento de luz de fundo do LCD estava falhando. Eles foram resolvidos por capacitores de solda que não perdem muita capacitância (materiais dielétricos NP0 e X7R), desativando a detecção de escurecimento e ignorando o regulador linear de 3,3V. Além disso, o LED amarelo ficou verde (devido ao maior intervalo de banda em temperatura mais baixa) e depois parou de funcionar - aparentemente havia tensão insuficiente para acendê-lo.
Para comparação, na fonte de 5V e na temperatura ambiente, a frequência estável máxima é de 32,5Mhz, a 8V - apenas 37Mhz.Este post é uma tradução a publicação do Youtube BarsMonsters em 2013, um forte abraço e se você gostou deste post envie ao seu amigo ou grupo da faculdade, quem desejar contribuir escrevendo sobre o assunto envie um email para contato@profsandromesquita.com que entraremos em contato.